segunda-feira, 23 de abril de 2007

O impacto da popularização das novas tecnologias na produção de conteúdo jornalístico

Com celulares multifuncões (enviam mensagem, acessam internet, tiram foto, gravam imagens), máquinas fotográficas digitais, acesso à internet banda larga, as pessoas têm não só acesso à notícia, mas também a oportunidade de participar de sua elaboração por meio do envio de informações a sites jornalísticos, da postagem de informações e comentários em blogs. Assim, os cidadãos também podem produzir conteúdo e colaborar com os veículos de comunicação, desenvolvendo o jornalismo colaborativo. Com uma câmera ou um celular na mão, o cidadão pode registrar o fato e passar as informações imediatamente para a redação. Cabe a equipe de reportagem checá-las e publicá-las.
Os veículos de comunicação ganham, com a participação dos cidadãos comuns, maior abrangência na cobertura dos fatos jornalísticos, pois podem ter a colaboração de pessoas em diversos pontos de uma cidade, de um estado, de um país, enfim, de qualquer parte do mundo, fenômeno possível com a popularização e globalização das tecnologias. Como exemplo, podemos citar a quantidade de informações originárias da população, que foram recebidas pela BBC de Londres quando aconteceu a explosão das bombas no metrô daquela cidade em 07 de agosto de 2005 e enriqueceram a cobertura do acontecimento com fotos que só poderiam ser tiradas por quem estava lá naquele momento. No mundo, o jornal eletrônico sul-coreano All My News é produzido inteiramente com conteúdo enviado por colaboradores não necessariamente jornalistas. No Brasil, o Estadão recebe fotos de acontecimento e as publica. Há, ainda, o site IG, que tem espaço reservado para matérias de jornalismo cidadão. (Adriano Sanches, Bruno Lofreta, Danilo Dainezzi e Eliane Anjos)

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