terça-feira, 3 de abril de 2007

Meu primeiro povo fala: cinegrafista é meu professor

No começo, pela falta de experiência, eu abordava as pessoas questionando se eu poderia fazer uma pergunta para um trabalho de faculdade e, se elas aceitassem, perguntava à elas se eram a favor do aborto, a favor da legalização do aborto.

Tal método não se mostrou muito bom e o cinegrafista sugeriu que eu abordasse com a pergunta direto, assim mesmo que o entrevistado não tivesse tempo ele acabaria dizendo algo antes de ir embora. Outros conselhos foram: perguntar "Qual a sua opinião sobre aborto" em de "Você é a favor do aborto" para evitar que o transeunte fosse induzido; inserir a pergunta: "Você já conheceu alguém que praticou aborto?"; e de me posicionar a frente da pessoa para evitar que ela falasse andando e fosse embora.

Com estes conselhos e com o decorrer da filmagem – em que peguei mais familiaridade com o ato de abordar/entrevistar pessoas na rua – conseguimos obter respostas interessantes para um tema que apesar de batido é factual. (Frederico Antonelli)

Nenhum comentário: